Q1 2019 TREINAMENTO E EVENTOS – RECAP

 In Portuguese Newsletter

CONVENÇÃO PDAC TORONTO

A convenção anual do PDAC foi realizada em Toronto, Canadá, de 1 a 4 de março. É um dos maiores eventos na indústria de exploração mineral com mais de 1.000 expositores e 25.000 participantes ao longo dos quatro dias, e nossa equipe ficou orgulhosa de ser uma das expositoras deste ano. Organizamos uma apresentação e demonstração especial conduzida por nosso Gerente de Produto de Exploração, John Shippick, para apresentar o novo aplicativo Datamine Discover Mobile. A equipe teve um feedback fantástico não apenas sobre os convenientes recursos do aplicativo, que permitem que os usuários levem seus dados para o campo usando o celular, mas também da vasta gama de soluções Datamine que foram introduzidas para ajudar a agilizar suas tarefas diárias e processos.

O PDAC nos proporcionou a maravilhosa oportunidade de conhecer muitos usuários e também parceiros do setor, alguns dos quais conversamos por telefone durante meses ou mesmo anos sem ter a chance de nos encontrar pessoalmente! É sempre um prazer fazer parte do PDAC, e podemos dizer com confiança – até o próximo ano!

 

 

CONFERÊNCIA COPPERBELT

Sediamos a nossa conferência anual Copperbelt de 4 a 7 de março de 2019 no recém inaugurado Garden Court Hotel em Kitwe, Zâmbia. A conferência deu à Datamine a oportunidade de mostrar nossos principais softwares (Discover, Studio RM, Controlador de Ore, Studio UG, MSO e Aegis), bem como apresentar nossa nova linha de software (Amine, Studio Survey e DataBlast) ao mercado zambiano em resposta à crescente necessidade de soluções eficientes de mineração para as operações. O evento foi prestigiado com um bom publico com mais de 30 delegados, incluindo agrimensores, geólogos, engenheiros de minas e gerentes de minas com uma ampla gama de conhecimentos técnico.

O evento foi estruturado na forma de uma conferência de dois dias e um workshop de dois dias. Durante a conferência tivemos uma gama diversificada de sessões técnicas, incluindo Estimativa Básica e Avançada de Recursos liderada por Benny Chisonga, Pesquisa em Cava em Céu Aberto e Subterrânea apresentada por Kalumba Bwale e Ben Vagg, Planejamento de Mina apresentado por Henrique Silva, além de Perfuração Operacional e Explosão liderada por Aron Muniz. As duas oficinas oferecidas funcionaram simultaneamente, com foco em Estimativa de Recursos e Planejamento de Mina, permitindo que os delegados experimentassem o software em um ambiente mais pessoal.

“Esta semana eu aprendi bastante simplesmente estando na presença de pessoas que estão na indústria de mineração há décadas e trabalham com as melhorias na tecnologia. Pesquisa em melhorias de hardware do RDS através da Estação Total. Reduzir o tempo para gerar um relatório de medição de 14 dias de trabalho de campo e processamento para 3 dias! Com o Amine Survey, a próxima mudança de paradigma está aqui. Informe os memorandos em menos de 2 minutos, conduza os sólidos em 10 segundos e faça uma análise automatizada da diluição do fio. Em 5 anos, os topógrafos se perguntarão como eles conseguiam. ”- Kalumba Bwale, Pesquisa de Analistas de Negócios – Região da África Central e Oriental, Datamine Africa.

“Gostei da interação cara-a-cara durante o workshop de Planejamento de Minas.” – Shadvin Kalombo, Gerente Subterrâneo da Mopani Copper Mines.

Nossa 1a Conferência Anual de Copperbelt foi um grande sucesso e estamos ansiosos para fazer tudo novamente no próximo ano!

Para mais fotos, por favor clique aqui.

 

 

CONFERÊNCIA SME COLORADO

Três de nossos representantes da Datamine – Michael Tummons, Damian Gregory e Marcelo Teixeira participaram da conferência anual SME 2019 de 24 a 27 de fevereiro em Denver, Colorado. Foi uma conferência fantástica com mais de 6.000 geólogos e profissionais de mineração presentes, o que o tornou o espaço perfeito para apresentar nossas soluções geológicas / GIS, bem como nossa vasta gama de soluções de engenharia, desde o planejamento até as operações. Nossa equipe conheceu uma variedade de indivíduos de empresas bem estabelecidas, bem como muitos geólogos e universidades juniores de exploração. Apesar dos vários níveis de experiência no setor, um tema comum foi o alto nível de interesse relacionado as nossas funcionalidades de modelagem geológica implícita (Studio RM) e design de rampa/cava automática (Studio OP). Alguns desses interesses partiram de pessoas que não tinham contato com a Datamine em mais de uma década e, ainda assim, ficaram muito satisfeitos e impressionados com a excelente velocidade e recursos de nosso Studio Suite.

Foram dias agitados e, como o evento estava chegando ao fim, isso deu à nossa equipe a grande oportunidade de também conhecer alguns moradores de Denver e fazer os preparativos para a conferência SME do próximo ano. Ser capaz de se conectar a velhos e novos conhecidos dentro da indústria, incluindo clientes, parceiros, colegas e amigos, foi o destaque da Conferência, como os nossos colegas da iRing, Troy Williams e Mark Sherry, bem como a equipe da ESRI que compartilhou nosso entusiasmo pelo desenvolvimento e lançamento do Discover pela ArcGIS Pro. Nós certamente estamos ansiosos para a Conferência Anual da PME 2020 em Phoenix, AZ no próximo ano – esperamos ver muitos de vocês lá!

 

INDABA CAPE TOWN

O evento anual Investir Na Mineração Africana da Indaba, realizado de 4 a 7 de fevereiro na Cidade do Cabo, foi o maior encontro na África do Sul de investidores, executivos de mineração e mineradores juniores de todo o mundo.

A semana começou com uma recepção Meet and Greet e um discurso de abertura por Sandra McCardell – Alta Comissária do Canadá na África do Sul – onde nossa equipe pôde aprender mais sobre alguns dos participantes do evento deste ano. O início do evento na segunda-feira, 4 de fevereiro, foi muito movimentado, à medida que as pessoas começaram a fazer seu networking e se apresentaram as outros participantes, criando uma atmosfera bastante animada no evento. Foi fantástico para a nossa equipe a chance de conhecer todos, falar sobre as tendências do setor, inovações tecnológicas, bem como ouvir algumas piadas e contar histórias de suas carreiras.

Marius van Niekerk, líder empresarial da Datamine Africa, apresentou algumas demonstrações do nosso software líder de mercado; mostrando um pouco do que pode ser feito para exploração, planejamento e operações da mina. Como sempre, esperamos entrosar com as pessoas que conhecemos no evento e continuar fornecendo as principais ferramentas técnicas e os mais altos padrões de serviço ao cliente para a indústria global de mineração.

Para mais fotos, por favor clique aqui.

 

 

FÓRUM E EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS DE MINERAÇÃO DO SUDÃO  

Recentemente, a Datamine participou do 4º Fórum e Exposição Anual Internacional de Negócios de Mineração do Sudão (SIMFE), de 18 a 20 de fevereiro de 2019, em Cartum, no Sudão. O SIMFE é o maior e único evento internacional de mineração nesta região. Organizado pelo Ministério do Petróleo, Gás e Minerais, visa promover o rico setor de mineração do Sudão a investidores e empresas internacionais.

O consultor Freddy Kapako apresentou no segundo dia da exposição o valor de investir em soluções eficientes de mineração. Ele destacou o que a eficiência representa no contexto da mineração e como investir nisso pode garantir maior produtividade e proteção ambiental eficiente para as gerações futuras. Ele também apresentou estudos de caso usando os softwares Datablast, Sirovision e Studio OP da Datamine, que foram bem recebidos pelo público.

“Gostei do seu Showcase na Exposição de Mineração do Sudão. Apresentação muito bonita e bem organizada. As capacidades do software estavam além das expectativas. Três polegares para cima! ” Disse Mohamed Tawfig, Engenheiro de Minas.

A exposição foi seguida por um workshop de um dia, realizado em 21 de fevereiro, apresentando nossas soluções em mineração para um centro de convenções lotado. O workshop de um dia da Datamine teve uma ótima presença do público com uma sala de mais de 40 delegados, que incluiu um número de executivos de alto nível. A agenda incluiu gerenciamento de banco de dados geológicos, exploração e gerenciamento ambiental, modelagem geológica e planejamento de minas. Como sempre, valorizamos o feedback recebido por nossos clientes em eventos como esses e esperamos construir relacionamentos mais fortes na região.

Para mais fotos, por favor clique aqui.

 

 

SESSÕES DE TREINAMENTO NO PERU

O escritório da Datamine Peru realiza treinamentos regulares para soluções em software que vão desde o Studio RM – modelagem geológica até o Studio UG – projeto e planejamento subterrâneo. Abaixo estão alguns exemplos bem sucedidos das sessões de treinamento deste ano, e aqui está um link para o calendário do Curso de Treinamento do Peru de 2019 [em inglês] [espanhol]. Muitas das sessões de treinamento foram dedicadas aos alunos por continuarmos a perceber nosso compromisso com a próxima geração de profissionais de mineração, independentemente de sua área de especialização! É uma grande satisfação ver o brilho em seus olhos e a sede de conhecimento à medida que entram em uma era em que todos os aspectos da mineração são cada vez mais aprimorados e automatizados pelos avanços da tecnologia, dos quais a Datamine tem orgulho de ser líder. À medida que lhes ensinamos novas maneiras de executar tarefas a partir do planejamento, do projeto e das operações de mineração, somos constantemente lembrados de quão longe chegaram às inovações tecnológicas e para onde estamos indo no futuro próximo. Obrigado a todos os alunos que participaram e completaram nosso curso, e lembre-se de que os vários tipos de software que você está adotando agora como rotina já foram feitos em caneta e papel!

Se você gostaria de saber mais sobre esses cursos realizados no Peru, ou gostaria de programar um treinamento privado para sua empresa, por favor entre em contato com Alicia Robles em alicia.robles@dataminesoftware.com

 

 

TREINAMENTO DE ESTUDANTES DATABLAST & BLASTPAD

Outro curso dedicado ao treinamento de estudantes que realizamos aconteceu de 28 de janeiro a 1 de fevereiro em Joanesburgo, que focou tanto nos componentes teóricos quanto nos exercícios práticos de DataBlast e BlastPad. Liderado por Aron Muniz e Monalisa Mesquita, o curso de treinamento incluiu um tutorial passo-a-passo sobre as principais funções do DataBlast, englobando todas as etapas das atividades de perfuração e explosão com parâmetros realistas em um ambiente de mineração simulado. Todos os módulos foram cobertos para criar a experiência completa de usar o software do começo ao fim – Design, Drill, Measure, Charge e Initiation. Os alunos também foram apresentados ao BlastPad, permitindo que eles simulassem a interação com as atividades de campo. Monalisa Mesquita, uma das organizadoras do treinamento, comentou: “Gostei muito da maneira como os alunos pareciam interessados no conteúdo. Acredito que eles aprenderam não só sobre o  software, mas também muitos conceitos de perfuração e explosão. Foi muito gratificante vê-los”.

Alguns comentários e feedback dos alunos:

“O treinamento do DataBlast excedeu minhas expectativas. Eu aprendi muitos conceitos e raciocínios por trás do design de explosões. O software é poderoso, pois abrange todo o processo de perfuração até a detonação com seis módulos e rastreamento em tempo real no BlastPad. Os apresentadores têm muita informação para compartilhar. ”Kgothatso Msibi (Wits)

“Sou muito grato por ter a oportunidade de fazer parte do informativo e interessante treinamento DataBlast. Eu aprendi muito com esse treinamento e aproveitei cada momento. DataBlast é muito interessante e é algo que eu gostaria de fazer ou trabalhar no futuro. Obrigado pela oportunidade e por tornar nosso aprendizado divertido ”. Milicent Ramoshu (UJ)

“Obrigado por ministrar um curso fantástico. O conteúdo foi ótimo e muito relevante para mim. Foi um curso bem entregue e apresentado que foi bem recebido pelo grupo. Houve um grande equilíbrio entre teoria e prática e os conceitos foram claros e profissionalmente explicados. ”Tendai Mapeta (UJ)

“Foi uma ótima experiência de aprendizado que melhorou minha compreensão sobre perfuração e detonação. Eu me diverti muito com todos os módulos, desde o módulo de design até relatórios e análises. DataBlast é definitivamente um pacote de software que eu gostaria de usar em algum momento da minha carreira. Agradeço a Datamine por esta grande oportunidade que nos deram. ”Atang Maqelepo (Wits)

 

 

 

0

Start typing and press Enter to search