Análise: Sequenciamento de Mina utilizando o NPV Scheduler e o Minemax Scheduler


Desde que o Minemax se juntou ao Grupo Datamine, no início deste ano, nos questionamos sobre como o Minemax Scheduler se ajusta ao NPV Scheduler e como os produtos podem ser comparados. Como muitos produtos que oferecem soluções para desafios complexos, nem sempre é possível comparar lado a lado. Neste blog, pensamos em compartilhar com mais detalhes algumas das situações específicas nas quais o Minemax Scheduler ou o NPV Scheduler trabalham juntos.
Recentemente, Damian Gregory, gerente de soluções da Datamine, compartilhou seus insights sobre alguns projetos em que teve a chance de utilizar os dois produtos. “Tive algumas oportunidades únicas de trabalhar em projetos que exigiam muitas iterações de pits, pushbacks e cronogramas otimizados. A geração de pits e pushbacks otimizados com o NPV Scheduler é mais direta, mas a parte do agendamento geralmente é mais complexa e requer várias execuções tentando encontrar a sequência ideal. Ao usar o Minemax Scheduler, esta parte de tentativa e erro não é necessária. Abaixo estão alguns exemplos recentes com os quais tive que lidar e minha opinião sobre a interação entre NPV Scheduler e Minemax Scheduler: ”
Capacidade Limitada de Moagem
“Em um projeto com capacidade limitada do moinho, é preciso encontrar a taxa de mineração ideal, considerando as diferentes frotas de carregadeiras. O Minemax Scheduler tornou essa tarefa muito simples, enquanto com o NPV Scheduler eu tive que fazer muitos cenários de agendamento, incluindo MAO, para comparar diferentes KPIs e identificar a melhor taxa de mineração. ”
Projetos Brownfield
“Em um projeto brownfield, não se sabe se é melhor usar o processo Mill, ou processo Leach, ou até uma combinação de ambos com diferentes capacidades de processamento e CAPEX. Novamente, isso não é um problema para usuários experientes do Minemax Scheduler. Se você pretende fazer o mesmo com o NPV Scheduler, precisará de um especialista para definir, executar e analisar centenas de opções de processamento e programação em busca da combinação ideal.
Em um projeto brownfield, não se sabe qual frota de caminhões / carregadeiras usar. A capacidade da planta de processamento é conhecida. Eu fiz o trabalho com NPVS durante várias semanas, já que envolvia vários pits finais, projetos de pushback e muito mais programação e execuções MAO. Se eu tivesse acesso ao Minemax Scheduler na época, faria os pits e pushbacks no NPVS e faria o Minemax fazer apenas três execuções de agendamento – um para cada tamanho de frota. ”
Antes de usar o Minemax Scheduler, ainda precisaremos de pits e fases otimizados – é aqui que precisamos aproveitar as vantagens do NPV Scheduler.
Nota adicional: Um cliente que possui tanto o NPV Scheduler quanto o Minemax Scheduler sugeriu adicionar uma opção no NPV Scheduler para exportar os tempos de ciclo para todos os destinos em um modelo a ser usado pelo Minemax Scheduler. No início deste ano, isso foi implementado e agora está disponível no NPV Scheduler v4.30.145.
Para obter mais informações sobre como o NPV Scheduler e o Minemax Scheduler funcionam juntos, ou para entender o melhor ajuste em situações complexas, envie um e-mail para sales@dataminesoftware.com ou conecte-se com Damian Gregory no LinkedIn.